APCIS/RJ - Associação dos Profissionais de informação e documentação em Ciências da Saúde do Estado do Rio de Janeiro

 

HISTÓRIA OBJETIVOS E ATUAÇÃO

Em 1969, por iniciativa de Emília Machado Bustamante, na época bibliotecária da Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, foi criado o Grupo de Bibliotecários Biomédicos do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de congregar os profissionais da informação que militavam na área da Ciências da Saúde no estado do Rio de Janeiro, propiciando a troca de experiências, a reciclagem de conhecimentos, o desenvolvimento e a manutenção de trabalhos cooperativos, o intercâmbio entre organismos de informação e instituições afins e a elaboração de projetos de informação e documentação na área de ciências da saúde, bem como promover cursos, seminários, eventos, etc.

 

A partir dessa data, os bibliotecários que integravam o Grupo passaram a se reunir, mensalmente e ininterruptamente, na segunda quarta-feira de cada mês. São mais de trinta anos de trabalho desinteressado, onde o objetivo maior sempre foi a ajuda mútua em benefício dos usuários das bibliotecas.

 

O trabalho do grupo vinha desenvolvendo-se normalmente, mas, frequente, encontrava o obstáculo de não ter registro jurídico. Oficialmente, não existia. Em 1994, surgiu a ideia de transformar o grupo em associação. O assunto passou a ser amadurecido nas reuniões ordinárias e extraordinárias, sendo, finalmente, elaborado o estatuto e obtido o registro jurídico. Hoje, a Associação dos Profissionais de Informação e Documentação em Ciências da Saúde do Estado do Rio de Janeiro - APCIS/RJ - é uma realidade e seus membros continuam trabalhando com o mesmo afinco, apesar das dificuldades e obstáculos que sempre surgem quando se quer realizar algo onde o recurso principal é a boa vontade e cooperação.

 

A APCISRJ é o local de encontro e reflexão de todos aqueles que exercem uma função relacionada com a informação dentro da área de ciências da saúde.
corcovado-and-sugar.jpg